Compartilhada x VPS X Servidor Dedicado

Depois que você criou seu site vem aquele momento crucial que é escolher o tipo de hospedagem. O 3 tipos mais populares hoje em dia são: a hospedagem compartilhada, o Servidor VPS e o Servidor Dedicado. O primeiro passo na hora de escolher o melhor tipo de alojamento é conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas e comparar com as necessidades do seu site. Por exemplo, a hospedagem compartilhada é a que tem mais restrições, mas em compensação, o preço é bem baixo. O Servidor Dedicado é o melhor em todos os sentidos menos no preço que é o mais caro das 3. No fim das contas, tudo depende do tipo de site que você pretende hospedar e do retorno financeiro que ele está dando.

Quando usar hospedagem compartilhada.

Esse é o tipo mais popular entre as 3 devido aos baixos custos e facilidade de uso. Para se ter uma idéia, o valor da mensalidade costuma ser inferior a 12 reais. Se você ainda não sabe, hospedagem compartilhada é quando vários sites são colocados em um mesmo computador e dividem os recursos disponíveis. A memória do servidor, sistema operacional, banda, espaço em disco e tudo mais é compartilhado pelos sites de modo igualitário. Esse tipo de hospedagem de sites é ideal para quem está começando agora e não tem muitos visitantes nem necessita de muitos recursos. Pessoas sem conhecimento de informática também vão se beneficiar da hospedagem compartilhada por ser de fácil manutenção e gerenciamento.

Quando usar servidor VPS

Hospedagem VPS é uma simulação de vários servidores virtuais dentro de um computador real. Usando uma tecnologia chamada de virtualização, o host consegue produzir ambientes que funcionam de forma independente, ainda que compartilhem o mesmo servidor físico. A Hospedagem VPS é considerada uma intermediária entre a compartildada e o dedicado. Cada servidor virtual tem o seu próprio sistema operacional, acesso root, banda e espaço em disco pre-definidos. Isso impede que um site de outro cliente use todos os recursos do servidor como pode acontecer na compartilhada. Você pode instalar seus programas, scripts e até reiniciar o sistema operacioanal. O preço médio de um plano é de 50 reais por mês. Ela é ideal para sites de médio porte com um bom número de usuários, lojas virtuais que necessitam de mais segurança e para quem precisa instalar programas no servidor.

Quando usar servidor dedicado

Servidor Dedicado é um computador que você aluga de uma empresa de hospedagem de sites somente para você. Isso significa que todos os recursos de hardware como: memória RAM, CPU, largura de banda e HD são usados exclusivamente por seus sites. Isso garante o melhor desempenho, controle e velocidade dos 3. É o tipo de alojamento de websites que oferece a maior segurança, pois ninguém além de você tem acesso ao servidor. É sem dúvida o melhor e mais caro dos 3, custando em média 350 reais por mês. Indicado somente para sites de grande porte com milhões de page views e ecommerce ( loja vitual de comércio eletrônico ) que necessita de total segurança para processar pagamento online de cartão de crédito. Além disso, é preciso ter um certo conhecimento de como configurar um servidor, não sendo recomendado para leigos no assunto.